Loja online de Bazar do Oriente - Desenhos
21 2255-3226 / 21 99985-1456

Cadastre-se

Ofertas exclusivas no seu e-mail

Desenhos

Tapetes Persas podem ser divididos tanto quanto o projeto em dois grupos principais.

Tapetes com um desenho geométrico e tapete com um curvilíneo, conhecidos como tapetes florais.

Tapetes do projeto geométrico

Todos os tapetes neste grupo, decorados com elementos lineares compostas por linhas verticais, horizontais e diagonais ou formada por uma reputação de os mesmos motivos.

Tapetes com um desenhos geométricos são tecidas por tribos nômades, com motivos e desenhos específicos. Estes motivos facilita a atribuição de um tapete para um particular a um determinado tribo ou lugar de origem.

 

Projeto do Tapete Persa

A grande característica do projeto persa tem sido sempre os seus intrincados, padrões simbólicos, que têm fascinado os especialistas e amantes da arte em todo o mundo durante séculos.

No entanto, é afirmado por muitos que o projeto reflete não tanto simbolismo tão próximo a afinidade do persa com a natureza e um amor puro de padrões como obras de arte. Natureza fornece a maior inspiração para o designer tapete, embora outros projetos são adaptados a partir de tais fontes estrangeiras como China e Arábia. Com toda a probabilidade projetos começou centenas de anos atrás, com representações fiéis de árvores, flores, pássaros e das nuvens que, por meio do gênio criativo e inovação da arte persa, tornaram-se cada vez mais estilizado com cada nova geração.

O motivo mais comum para todos os tapetes persas, especialmente os maiores, é um grande medalhão central. No entanto, mesmo se eles são basicamente o mesmo design, não há dois medalhões são sempre exatamente o mesmo. Alguns especialistas acreditam que o design do medalhão decorre da própria natureza religiosa dos tecelões e que sua inspiração provavelmente veio das cúpulas das mesquitas.

Em pensar em padrões, o grande Shah Abbas, invariavelmente vem à mente como inspiração para vários padrões, os quais são inspirados pelo lírio muitas vezes em uma posição central isolado ligado apenas por tentáculos delicados.

Outro favorito é o padrão de pinheiro ou folhas, caule muito graciosa com a cabeça levemente curvada, o que provou a inspiração para o padrão de paisley, em vez estereotipado e insignificante comparado com o seu instigador.

O padrão Herati também em tapetes de todo Iran. Ela deriva da cidade de Herat, no Afeganistão, mas agora que já fez parte do império persa. A figura central em forma de diamante enquadrado por quatro folhas um pouco de curling, é repetido várias vezes. Os curdos usar um padrão semelhante conhecida como Mina Khani.

Weavers em Kerman, por vezes, incluem retratos em seus projetos, incluindo as celebridades europeus como Napoleão e, claro, xás e pessoas ricas de Iran.

A empresa tapete Irã tentou classificar projetos tapete persa e para o efeito, realizou estudos de milhares de tapetes. Os resultados mostraram que as alterações foram introduzidas em quase todos os projetos originais.

Em sua classificação, a empresa chamou o projeto original do padrão principal e os derivados dos sub-padrões.

Existem 19 grupos de principais padrões juntamente com os seus sub-padrões.

Grupo 1 - Padrões de monumentos históricos e edifícios Islâmicos

Ao criar este padrões, os designers foram inspirados nos azulejos, estrutura e formas geométricas de edifícios antigos. A partir dos padrões originais deste grupo, os artistas têm feito muitos sub-padrões, alguns dos quais são chamados Sheikh Lotfollah, Mehrabi Kufi, Kabood Mesquita Sheikh Safi Santuário, Entrada para Mahroug Santuário, Gonbad Gaboos, Esfahan Mesquita Shah, Takhté Jamshid (Persepolis ), Taghe Bostan, Taghe Kasra (Eyvane Madaen) e Zire Khaki.In criar este padrões, os designers foram inspirados nos azulejos, estrutura e formas geométricas de edifícios antigos. A partir dos padrões originais deste grupo, os artistas têm feito muitos sub-padrões, alguns dos quais são chamados Sheikh Lotfollah, Mehrabi Kufi, Kabood Mesquita Sheikh Safi Santuário, Entrada para Mahroug Santuário, Gonbad Gaboos, Esfahan Mesquita Shah, Takhté Jamshid (Persepolis ), Taghe Bostan, Taghe Kasra (Eyvane Madaen) e Zire Khaki.

Grupo 2 - Shah Abbassi Petterns

Neste grupo, o motivo diretor - uma flor especial conhecido no Irã como Shah Abassi - é desencadeada por outros florais e folhas no fundo e borda. Sub-padrões incluem: Allover, Medalhão, Árvore animal, Sheikh Safi, Embellished Shah Abassi, Medalhão, Bush e terreno plano.

Grupo 3 - Padrões espirais

O original deste grupo é composto por ramos em espiral, rodeada de folhas. Ao final de cada ramo se divide para se assemelhar as mandíbulas de um dragão. Os ramos são ornamentados com esporas foliares conhecidas como Eslimis. Entre os sub-padrões deste grupo são Allover Espiral, Espiral Interligado, Espiral Quebrada e Spiral Medallion.

Grupo 4 - Padrões Allover

Todas as peças de design Allover estão normalmente relacionados e conectados. No desenho de tais projetos, a pena do designer nunca é levantada, mas continua do início ao fim, com a exceção de um padrão em que galhos e folhas estão espalhados no fundo. Para esta temporada, o nome Afshan - Allover - tem sido dada a este grupo. Entre as inúmeras variações são Allover Espiral, Allover Khatai, Allover Interligado, Allover quebrado, Allover da flor da romã, Allover Filial Torcido, Allover Floral Bouquet, Allover Animal, Allover medalhão.

Grupo 5 - Padrões de derivativos

Alguns destes padrões se assemelham a projetos de tecido nas áreas de fronteira do Irã. Um estudo cuidadoso mostra que alguns deles eram originalmente persa e emprestado pelos nossos vizinhos. Padrões bem conhecidos deste grupo são Afghani, raça Branco e Gobelin.

Grupo 6 - Padrões interconectados

Quando uma pequena parte do projeto é repetido e conectados em todo o comprimento e largura de um tapete, o padrão resultante é chamado Bandi (interligado). Sub-padrões desse grupo são muitas: Spiral Interligado, Interligado Ivy, Interligado quebrado, Interligado Katibeh, Interligado Mostowfi, Interligado Varamin, Interligado Minakhani, Interligado Mold de tijolos de barro ou Diamond, Painel Interligado, Árvore Interligado, Milk and Sugar Interligado, Interligado Armlet, Interligado Cedar ou Mulla Nasreddin, Interligado Bakhtiari, Interligado Majlessi, Corda Interligado, Interligado Bunch of Grapes, Interligado chifre de veado, Interligado Shiraz Inlay e Interligado floral Bouquet.

Grupo 7 - Padrões de Paisley

A base destes projetos é o cabeça-bent paisley motivo comum nos padrões indianos e iranianos desde os tempos antigos. Em tapetes persas, o projeto assume diferentes formas e tamanhos, alguns dos mais conhecidos sub-padrões, sendo adornado Paisley, Termeh Paisley, Saraband Paisley, kherghei Paisley, Esfahan Pencase Paisley, Kordestani Paisley, Eightbush paisley, Partido Mir Paisley, Sanandaj Paisley , Afshari Paisley e Armlet Paisley.

Grupo 8 - Padrões de árvore

Embora ramos estilizados são um motivo comum em projetos de tapetes persas, os padrões de árvore assim chamados são distintos para o seu próximo se assemelham às formas naturais. Entre os sub-padrões são Árvore Animal, Árvore Campo Verde, Árvore Painel, Cedro e árvore vaso.

Grupo 9 - Padrões Turkoman (Bokharas)

Incorporando formas geométricas e linhas quebradas, padrões Turkoman são os nômades tribais do tipo sub-produtos da imaginação do tecelão, em vez de reproduções de projetos desenhados.  Sub-padrões desse grupo são conhecidos como turcomano, quatro painéis turcomano, Turkoman alforje e turcomano colher.

Grupo 10 - Padrões de terreno de caça

Tal como acontece com os padrões de árvores, os animais descritas nestas tapetes são realistas. Sub-padrões incluem chão Árvore Caça, Painel Hunting Ground, terreno de caça Medallion e terreno de caça por todo o lado.

Grupo 11 - Padrões de Painel

A base deste projeto é um motivo panal multi-faces. Sub-padrões são painel espiral, painel Corão e Painel de Coluna.

Grupo 12 - Padrões de flores europeus

Esses padrões são a composição de desenhos persas originais com rosas em cores claras e escuras. Sub-padrões incluem Rose, Bijar flor, Mostowfi flor, Panal Flor, Flor Bouqet, e Rose e Nightingale.

Grupo 13 - Padrões de vaso

Nestes modelos, os vasos são usados ​​em tamanhos diferentes: um grande vaso pode cobrir toda a carpete ou um pequeno vaso pode ser repetida ao longo do chão. Entre os sub-padrões são muitos Vaso Khatai, Two-way Vase, Mehrabi vaso, vaso Allover, Vaso Chain, Haji Khanom vaso, vaso repetida, Medalhão Scarf e vaso, e one-way vaso.

Grupo 14 - Padrões dos peixes entrelaçados

Embora variada e enriquecida por designers modernos, esta padrões originalmente um produto da imaginação nômade mantém o seu carácter tribal. Primeiro tecida em Birjand, na província de Khorassan, o projeto se espalhou para tornar-se comum tão longe quanto Hamadan e Azerbaijão, onde cada área fez suas próprias alterações distintas. Assim, temos Herat peixe, Farahan e Pesca Colmeia, Senneh (Sanadaj) ou Kurdestan Peixe, Peixe Tiny, Peixe fragmentada e Pesca Interligado.

Grupo 15 - Padrões Merah

O padrão original representa o lugar em uma mesquita, onde o líder de oração se levanta e é ornamentada com colunas, lustres e florais. Entre os sub-padrões são Árvore Mehrab, Mehrab vaso-Coluna, Mehrab Chandelier, Mehrab Vaso e Mehrab Paisagem.

Grupo 16 - Listrado Padrões (Moharramat)

Este nome é aplicado a projetos que se repetem em listras correndo para comprimento de um tapete, cada faixa tem seus próprios motivos e cores especiais. Alguns lugares no Irã, esse padrão é chamado Ghalamdani (Pencase). Sub-padrões incluem Pencase geral, Flor Tiny (com uma cor de fundo) e Paisley (com diferentes cores de fundo).

Grupo 17 - padrões geométricos

Estes padrões têm linhas e formas geométricas, tais como polígonos, em contraste com a maioria dos persa cartão que se deslocam em linhas curvas e círculos. Sub-padrões são geométrica Conectado Penal, Medallion geométrica, Listrado geométrica, geométricas Scarf Medallion Plain terra geométrica, Khatai geométrica, Star ou mosaico geométrico, Shiraz Khatam geométrica e Joshegan geométrica

Grupo 18 - Padrões tribais

O mais antigo eo mais original dos persas tapete-padrões, essas criações elegantemente simples da imaginação tribal foram inspirados por seus ambientes naturais. Transferido por designers de uma região para outra em todo o Irã, a maioria dos padrões são nomeados para os lugares que foram tecidas primeiro ou para as pessoas influentes que ordenou a tecelagem feito. O mais antigo e sub-padrões mais famoso do grupo são Heibatloo (associado com Abadeh e Província de Fars), Ghashghai Paisley, Afshari, Khatouni, Ardebil, Mazlaghan, Khamseh, Saveh, Tafresh, Heris, Mehraban, Goravan, Zanjan, Meshkin, Bakhtiari , Sari, Koravi, Yalmaz, Gonabad, Sistan, Ferdows, Salarkhani, Yaghub Khani, Sangchubi, Ali Ahmadi, Janbeggy, tapete de oração, Javin, Musaabad, Veece, Gharacheh, Senneh, floral Bouqet e Baluchistão.

Grupo 19 - Composições

Além dos 18 padrões originais, cada um dos quais tem um nome especial e história, com a passagem de novos padrões de tempo foram criados pela combinação de dois mais dos padrões originais. Sub-padrões dessas composições são chamados trançado Medallion Branch, Vaso Interligado e Spiral, paisagem Floral Bouquet, Campo Verde, terra Plain Interligado e Floral Bouquet.