Loja online de Bazar do Oriente - IRÃ
21 2255-3226 / 21 99985-1456

Cadastre-se

Ofertas exclusivas no seu e-mail

IRÃ

Um Quadro Geral

Irã é uma das civilizações mais antigas conhecida no mundo e tem uma história de 5.000 – 6.000 anos. Com a aparição do Islã no país onde várias tribos arianas se instalaram e um novo capítulo foi aberto na história da civilização iraniana. Os iranianos dispostamente convertidos ao Islã pelos seus princípios e valores, e a religião foi propagada no norte do Irã sem enfrentar nenhuma oposição. Como resultado disso, quase todas, as obras iranianas (seja de arte, de filosofia, ou de cultura) foram profundamente afetadas pelos valores islâmicos ganhando assim nova identidade.

Os fundamentos e valores islâmicos foram seriamente postos em perigo na era das regras coloniais, resultando em uma ascenção e resistência liderada por Iman Khomeini contra os valores importados, o qual finalmente triunfou em 11 de fevereiro de 1979.

 

 

Geografia Natural

A república islâmcia do Irã abriga uma área de 1648.195km2, está localizada no sudoeste da Ásia e a parte mais distante do leste do oriente médio. É também o 16º maior país do mundo, seus países são Afeganistão e Paquistão ao leste, Turquia e Iraque ao Oeste, Turkmenistão e Azerbaijão ao norte, Armênia e Rússia no Mar Cáspio ao norte e aos países árabes na região do golfo pérsico ao sul. A existência de várias atrações turísticas e climas diferentes são características únicas desse país.

Geografia Econômica

A infra-estrutura da economia iraniana é composta por: governo, cooperativas e setores privados. Atualmente, o setor privado ocupa a maior fatia da economia. Os recursos naturais mais importantes são óleo e gás, e os produtos agrículas que mais produzem são: arroz, soja, chá, açafrão, beterraba, cana de açúcar, algodão e frutas. Os produtos de exportação não petrolíferos tais quais: tapetes, peles (de animal), couro, caviar e pistache são muito famosos no mercado mundial.

Como resultado das políticas de desenvolvimento econômico que continuaram depois da revolução, o Irã tem expressivamente avançado nos campos dos produtos industriais tais como: ferro, cobre e utensílios domésticos.

Características Gerias do Irã

Conhecido na antiguidade como Pérsia, a república islâmica do Irã, é um país montanhoso, situado no médio oriente, no hemisfério norte, entre os 25º e 40º de latitude e 44º e 63º de longitude do meridiano Greenwich. Estendendo-se por uma vasta área de território, com os seus 1.648.195km2 de extensão, onde os desertos se cruzam com a verdejante cor das imensas pradarias, o Irã é o 16º maior país do mundo.

Os iranianos são famosos pelo seu calor humano e hospitalidade e suas características físicas são a estatura média, olhos escuros e fartas espessas sobrancelhas. A moeda iraniana é o RIAL que é igual a cem dinares e sua capital é Teerã e o idioma é persa.

    Geografia Humana

Irã tem uma população estimada em 68 milhões. Quase 56% das pessoas estão abaixo de 20 anos. Por isso o Irã tem uma das mais populações  jovens do mundo. A densidada populacional são alfabetizados. O que mostra uma diminuição considerável no índice de analfabetismo em relação a era da pré-revolução e depois levando em conta o crescimento da população; 56,5% do total da população moram em áreas urbanas.

As Tribos

Na generalidade das tribos iranianas são nômades, que habitam as tendas, deslocando-se todos os anos, de lugar para lugar, a procura de pastagens frescas e melhores condições climáticas. A sua vida é essencialmente dedicada ao pastoreiro de carneiros e cabras.

 

 

O sol voltou a nascer no oriente

A Revolução Islâmica: o início de um despertar

A política da disnastia Pahlavi - o último regime monárquico do Irã – era tal que alienou completamente o país as potências estrangeiras,  reduzindo a soberania nacional a nada.

A liberdade do povo iraniano foi hipotecada, levando a perda de sua própria identidade como nação independente. Para não citar mais que um exemplo, o Irã, que era auto suficiente em produtos agrícolas, chegando mesmo a exportar uma parte de sua produção, chegava, no final da dinastia, Pahlavi, a ter de recorrer a importaçãode mais de 60% das suas necessidades essenciais, particularmente o trigo.

 

 

O Papel da Mulher na República Islâmica

Tendo em consideração o precioso papel que a mulher desempenha na família, que é a unidade base da sociedade humana e a verdadeira fonte de elevação e progresso do homem, a constituição do país deu relevante importância as mulheres, subliando assim, o alienável estatuto daquelas que constituem a metade essencial e imprescindível de qualquer sociedade.

Na verdade, a sensibilização e a própria conciencialização, permitiu que a mulher saísse da crença consumada de que ela apenas serve como um objeto de uso e prazer: mais a mais, a própria constituição exalta o contributo e verdadeiro estatuto da mulher, defendendo e garantindo os seus legítimos direitos.

A mulher na república islâmica do Irã, tem os mesmos direitos e oportunidades de carreira e educação sendo livre também para exercer quaisquer atividades sociais e política.

Presentemente, a metade dos professores iranianos são mulheres e sua participação ativa é constante nas diversas esferas da sociedade, tais como nas áreas de serviços sociais, serviços, universidades, institutos de investigação e centros de produção do país, é fortemente sentido e geralmente exaltado.

Na sociedade iraniana contemporânea, a mulher, que é a construtora das nossas esperanças e tutora da nossa futura geração, é tida num conceito muito elevado, num símbolo misto de respeito e orgulho.